quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

[DICAS] Tipos de perigo na internet

Vírus de computador 

É um programa pequeno desenvolvido para alterar a forma como um computador opera, sem a permissão ou o conhecimento do seu usuário. Um vírus precisa atender a dois critérios. Primeiro, ele deverá executar a si próprio, frequentemente inserindo alguma versão do seu próprio código no caminho de execução de outro programa. Segundo, ele deve se disseminar. Por exemplo, ele pode se copiar em outros arquivos executáveis ou em discos que o usuário acessa. Os vírus podem invadir tanto computadores desktop como servidores de rede.


Trojans (Cavalo de Tróia)

São arquivos que recebemos e que se fazem passar por uma coisa desejável, mas que, na verdade, são prejudiciais. Uma distinção entre o cavalo de tróia e os vírus reais é que ele não duplica a si mesmo como fazem os vírus. Para que um cavalo de tróia se espalhe você precisa ter instalado esse programa em seu computador. Eles contêm um código malicioso que, assim que ativado, causa perda ou roubo de dados.


Spyware

É um programa que se instala de maneira furtiva, normalmente trazido por outro programa ou arquivo. O Spyware se diferencia pela sua característica básica de monitorar tudo que o usuário faz no computador, enviando a seu criador, pela internet. Entre essas informações, estão hábitos de consumo, navegação na internet ou, ainda mais grave, senhas bancárias ou informações de cartões de crédito.


Adware

São programas suportados por banners, assim como sites. São gratuitos enquanto o banner estiver rodando no programa mas há a possibilidade de adquirir um registro e retirar o sistema de banners. Novamente, você obterá todas as vantagens de ser um usuário cadastrado, assim como acontece com os Sharewares.


Hijackers

São programas que alteram o comportamento do seu browser, fazendo com que ele acesse páginas e sites específios sem que você tenha configurado-o para isso.


Malware (códigos maliciosos)

Reúne toda gama de programas que realizam tarefas nocivas sem que o usuário saiba de nada.


Keyloggers

É um tipo de programa que monitora todos os passos de acordo com o que é digitado através do teclado. Tudo o que o usuário digitar será enviado ao criador do programa.


Worms

São programas que têm como finalidade se propagar e infectar o maior número de computadores, fazendo com que eles automaticamente enviem milhares de e-mail, ataquem sites ou realizem tarefas específicas.


Nenhum comentário:
Escreva comentários